> Hipsterna Eclética (ex Coisas de Menina): Na Cozinha: #1 Como fazer pão

05 fevereiro 2013

Na Cozinha: #1 Como fazer pão



Oi gente, tudo bem? Vou começar a fazer um quadro apenas de culinária, acho que vão gostar já que eu amei!
Você já pensou em tentar algo na cozinha? Este novo quadro te mostrará várias coisas ( receitas) para você fazer em casa!
Ontem foi em especial a primeira vez que fiz algo sem ser miojo ou pipoca...para a primeira vez estava bom.Mas vamos ao que interessa né?

-----
Ingredientes e Quantidade
  • 3 xícaras de farinha;
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral ;
  • 3 3/4 xícaras de água morna;
  • 2 1/2 colheres (chá) de sal;
  • 1 1/4 colheres (chá) de fermento biológico seco.
Você precisara de ... 2 formas de pão e um pouci de óleo ou manteiga ( além de muita paciência).

Na hora da espera, faça algo que te entretem tipo Facebook ou Blogar...
 
 1- Preparo da Massa
Em uma grande tigela, coloque todos os ingredientes e misture-os com as mãos até formar uma massa esfiapada.Você saberá que está fazendo tudo bem certo se a sua mistura lebrar um tapete barato dos anos 1970.
P.S. você vai se sujar!

2- higiene
Lave e Enxugue as mãos e depois arregace as mangas.Você está se preparando para sovar a massa!

3- Preparação, sovar a massa
Sove a massa, mas como? Para isso, espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a bancada da cozinha ( mas não muito).Retire a massa de recipiente, não esquecendo de raspar com uma espátula ou raspador de plástico, coque na bancada.Também passe farinha em suas mãos.

4- Sovar a massa
Dobre a massa em sua direção.Com base da palma da mão, pressione-a suavemente para longe de você. Gire-a, fazendo um quarto de voltas, e repita isso até que a massa fique lisa.Seja paciente, isso pode levar VÁRIOS minutos.Quanto mais a massa for trabalhada, mais leve e fofinho ficará o pão!
P.S. Se a massa começar a grudar nas mãos ou na bancada, pare de amassar, raspe-a com uma espátula e passe mais farinha na superfície de trabalho.
P.P.S Também limpe as mãos, enfregando-as vigorosamente, e depois passe nelas um pouco mais de farinha.

5- " parte divertida"
"Agora começa a parte realmente diverte : Bater a Massa "
Com as duas mãos, pegue a  massa, pegue a massa pela ponta mais próxima de você .Bote-a para trás pelos ombros, como se fosse aquela toalha suada que nos filmes norte-americanos são botados para trás pelo ombro . Depois, a arremesse-a sobre a bancada.Você saberá que fez o movimento certo se a massa ficar alongada... " e bater na bancada com o som de um tapa ".Em seguida, dobre a massa ao meio e gire-a um quarto de volta.Repita a sequência completa - lançamento,dobra,gira, lançamento dobra gira - durante vários minutos, até que a massa fique lisa e elástica e você fique encalourada.A massa estará pronta se você puxá-la e ela se mostrar um pouco resistente, sem quebrar com facilidade.



6- A Espera
Unte, ou melhor , passe um pouco de manteiga ou óleo em uma tigela grande e limpa. Coloque dentro sua massa e revolva-a algumas vezes para que todos os lados fiquem untados.Cubra a tigela com um filme plástico ( nenhuma outra cobertura serve! ) e espere 1 hora. Vá se entreter enquanto o fermento trabalha.

7- modelar
Depois de ficar uma hora se divertindo, volte à massa.Ela não deve ter crescido muito, mas não se preocupe, ela vai crescer! Retire o filme plástico e modele a massa, formando um quadrado. Com as mãos, pegue um dos lados do quadrado, estique um pouco, dobre em direção ao centro e aperte um pouco. Gire a tigela em 90 graus e repita a operação com os outros três lados. Vire a massa de modo que a parte lisa fique para cima, novamente cubra com papel filme e espere mais 1 hora.

8- dividir a massa
Bote farinha sobre a bancada e retire a massa da tigela, coloque-a sob a superfície da farinha.Usando uma faca, corte a massa ao meio. Verifique se as duas metades tem o mesmo peso.

9-Preparação para assar - parte 1
Faça uma bola com cada pedaço de massa, trazendo as pontas para o meio, como se estivesse fazendo uma bolsa com pedaço de pano. Vire a massa sobre a bancada, cubra-a com filme plástico e espere 15 minutos.Enquanto isso unte com óleo ou manteiga as 2 formas (preferência= 12cm x 22cm), tendo o cuidado de revestir todos os cantos.

10- Preparação para assar - parte 2 e assar.
Modele a massa num formato que lembre uma bisnaga.Coloque mais farinha sobre o futuro pão e a bancada.Usando um raspador, vire a massa de modo que a parte de baixo fique para cima.Delicadamente, puxe as duas ponta da massa, para formar um retângulo, com o lado curto virado para você.Dobre os lados mais longos para dentro, apenas um pouquinho e aperte um pouco a massa. Segure o lado curto mais distante da massa com as duas mãos e dobre-o sobre o centro, selando-o com diversos tapinhas com os dedinhos.Repita a operação com a outra ponta da massa.Em seguida, coloque os dedos sob a ponta da massa e dobre a ponta até 3/4 do pão. Aperte a costura com os dedos.Colocando os polegares sobre a costura que você acabou de criar, dobre a parte de cima da massa para baixo mais uma vez, até que ela encontre a ponta de baixo.Se ela não estiver bastante comprida, role-a delicadamente com a palma da mão até que tenha o comprimento da forma.Coloque a massa na forma de costura para baixo e repita toda essa operação com a outra bola de massa.Cubra com filme plástico e preaqueça o forno a 240 graus celsius. Agora estamos chegando perto!

11- confirmar
Uma hora depois, vá conferir como a massa está para ver se ela pode ser assada.Ela deve ter crescido até a borda da forma e deve estar leve e elástica. Se ainda não estiver assim, faça hora por mais 30 minutos, enquanto a massa cresce.Se estiver pronta, coloque as formas no forno, deixando espaços iguais dos dois lados, e espere 20 minutos.

12- conferir
Depois que seu pão tiver assado durante 20 minutos, dê uma olhada.Gire as formas e verifique a cor.Ele deve estar ficando dourado, mas se a cor ficar mais escura do que a que você gosta, apenas baixe a temperatura para 200 graus celsius...mesmo assim, deixe assar por mais 12 a 15 minutos!

13- Tirar do Forno e esperar
Retire do forno os pães dourados e remova-os da forma.Bata com o dedo no fundo de cada pão, se ele fizer de oco...está pronto!
Mas mesmo pronto você deve esperar esfriar e dissipar o gás carbônico em cima de uma grelha, não o corte até isso acontecer!

Mais Dicas Úteis
Para pães mais doces acrescente uma xícara de nozes ou frutas secas, além de ambos durante a "sovação".
Para manter o pão fresco, guarde-o à  temperatura ambiente ou envolva-o em filme plástico e  congele-o por até 3 meses.Para descongelar, mantenha-o enrolado em plático fora do freezer por diversas horas ou desenrole-o e coloque-o no forno à 220 graus celsius durante 5 minutos.

-----------------
Fonte: Como pregar um botão.
Beijos da Marina...
Gostaram do quadro?
Comentem!

Um comentário :

  1. Olá! Poxa, que legal :D Não tenho o mínimo de habilidade na cozinha :p Mas mesmo que pareça ser trabalhoso, não aparenta ser tão difícil. E deve ser uma delícia ;9 kkk Gostei bastante :D
    Ótimo post ♥

    Beijos, Mrs. Nightshade.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário :)